Morre Diniz de Sá Cavalcanti, ex-prefeito de Petrolina, aos 99 anos
29/01/2026
(Foto: Reprodução) Ex-prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti morre aos 99 anos
O ex-prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti, mais conhecido como 'Seu Diniz', morreu aos 99 anos nesta quinta-feira (29). Ele estava em sua residência, e deixa seis filhos, netos e bisnetos.
Diniz exerceu os cargos de vereador por cinco mandatos (1955 -1971 e de 1989 a 1992), vice-prefeito por dois mandatos (1973 e 1977) e prefeito por um mandato (1977-1982). Em Petrolina, também foi deputado estadual de Pernambuco por três mandatos (1990, 1994 e 1998).
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
Diniz de Sá Cavalcanti
Nascido em Cabrobó, mudou-se para Petrolina com a família quando ainda tinha 17 anos. Antes de ingressar na política, trabalhou como caminhoneiro, motorista e no plantio de cebola e melão na cidade. Também já ocupou a presidência do Rotary Clube em Juazeiro, na Bahia, e da Associação de Produtores de Tomate do Médio do São Francisco e dos Irrigadores do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho.
Na política, Seu Diniz impôs sua marca. Na sua gestão de prefeito, entre 1977 e 1982, foi responsável por obras importantes, como o viaduto do barranqueiro e o atual aeroporto. Como parlamentar na Alepe, ajudou o sertão com seus projetos. Pai do ex-vereador Diniz Guilherme e da ex-vereadora Márcia Cavalcanti, tornou-se referência no cenário político de Pernambuco.
Despedida
Ex-prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti, mais conhecido como 'Seu Diniz', morreu aos 99 anos .
Reprodução/ Redes Sociais
O prefeito Simão Durando emitiu uma nota de pesar lamentando a perda de Seu Diniz.
Hoje é um dia de profunda tristeza para o povo de Petrolina. Perdemos um dos grandes homens que ajudaram essa cidade a ser o que ela é hoje, uma terra de sonhos impossíveis que viraram realidade. Diniz de Sá Cavalcanti nos deixa aos 99 anos. “Seu Diniz”, como costumávamos chamar carinhosamente, dedicou grande parte de sua vida à construção de Petrolina e ao serviço público.
Foi um líder político protagonista de momentos importantes da história do nosso município. Atuou com responsabilidade e visão tanto no Executivo quanto no Legislativo, deixando contribuições que ajudaram a transformar a cidade e a fortalecer o desenvolvimento do Sertão.
Tenho por ele um respeito que vai além da política. Conversamos muito, aprendi várias lições e preservarei sempre na lembrança mais que o professor, um grande amigo. Amigo também de Petrolina.
O legado de grandes homens não se perde nunca. Seu Diniz deixa uma enorme herança a Petrolina, de obras, prosperidade e sonhos realizados durante uma vida inteira colocada a serviço do coletivo.
Neste momento de dor, me solidarizo com toda sua família, amigos e com todos os petrolinenses que hoje sentem essa perda.
ASSISTA TAMBÉM!
Ex-prefeito de Petrolina, Diniz Cavalcante completa 97 anos e recebe homenagem especial
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE