Dupla é presa roubando joalheria em shopping; homem se escondeu em ar-condicionado para entrar na loja
20/10/2025
(Foto: Reprodução) Tenente-coronel Davidson Michel explica como quadrilha especializada em furto de joias operava
Dois homens foram presos ao tentar furtar uma joalheria dentro do Shopping Recife, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Segundo a Polícia Militar, os dois suspeitos, de 21 e 24 anos, são de Goiás e fazem parte de uma quadrilha interestadual especialista em "furtos complexos". Um deles foi flagrado dentro da loja com joias e ferramentas.
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20), o comandante do 19º Batalhão, tenente-coronel Davidson Michel, disse que “a ocorrência é digna de um roteiro de filme”, já que os criminosos clonaram o controle do portão da joalheria e um deles se escondeu no duto de ar-condicionado para realizar o roubo (veja vídeo acima).
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
A dupla foi detida na madrugada do domingo (19). O oficial afirmou que a quadrilha é considerada uma das maiores do país nesse tipo de crime. Segundo o comandante, o grupo é “extremamente especializado”, com funções bem definidas entre os integrantes.
“Já tem registro de que ela atuou em pelo menos 14 estados da federação. [...] Cada componente tem uma missão específica dentro da organização criminosa. A quadrilha tem financiador, comandante de fração, olheiro, soldado — que é aquele que efetivamente pratica o furto — e ainda tem os receptadores”, explicou.
De acordo com a PM, um dos ladrões foi flagrado na joalheria com uma mochila contendo joias e ferramentas como chaves de fenda, martelos e um pé de cabra. Ele utilizava um dispositivo que clona as portas automáticas das lojas para facilitar a entrada após o fechamento do shopping.
“Quando estão perto do fechamento do shopping, apenas um deles sai, vai para o banheiro, entra no duto de ar e fica ali escondido. Após o shopping fechar, ele sai, entra na loja e faz o furto”, detalhou o comandante.
LEIA TAMBÉM
Homem é preso por invadir ar-condicionado de shopping e furtar R$ 1 milhão em joias, em Olinda
No caso do domingo, o sistema de alarme da joalheria disparo. O dono acionou a segurança do shopping e a Polícia Militar, que conseguiram deter o primeiro suspeito. Procurado, o Shopping Recife informou que o setor de segurança do centro de compras atuou "de forma imediata" ao tomar conhecimento da tentativa de furto.
O segundo homem foi preso pouco depois, em uma pousada no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, onde se preparava para fugir.
Procurada, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada pela 7ª Delegacia de Boa Viagem. Após a realização dos procedimentos administrativos, os dois suspeitos foram encaminhados para audiência de custódia e ficaram à disposição da Justiça.
Como os nomes dos suspeitos não foram divulgados, não foi possível questionar ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) qual o resultado da audiência da custódia.
Polícia Militar apreendeu joias e equipamentos com o homem preso em flagrante
Polícia Militar/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias